quinta-feira, 24 de maio de 2007

Quem protege os animais???? Noticia da Comissão Europeia

Um em cada seis mamíferos europeus está em extinção




A organização World Conservation Union (IUCN) publicou, no Dia Mundial da Biodiversidade (22 de Maio), um relatório no qual alerta para o facto de um em cada seis mamíferos europeus estar sob ameaça de extinção.

O documento demonstra que as tendências populacionais são alarmantes: 27 por cento da totalidade dos mamíferos estão em declínio e nem sequer se conhecem as tendências de outros 33 por cento dos mamíferos europeus. Apenas oito por cento dos mamíferos foram identificados como estando em crescimento.

Apesar das más notícias, a IUCN destaca a recuperação bem sucedida de algumas populações de mamíferos ajudadas por medidas de conservação. Assim, em comunicado, a Comissão Europeia veio defender a integração deste tipo de medidas em todas as políticas comunitárias sobre a utilização de recursos naturais.

O comissário do Ambiente, Stavros Dimas, afirmou que «o relatório destaca o desafio significativo que os governos europeus enfrentam no cumprimento da sua promessa de travar a perda de biodiversidade até 2010. É óbvio que, se queremos proteger as espécies europeias, é da mais crucial importância a implementação total da Directiva Habitats».

A directora-geral da IUCN, Júlia Marton-Lefèvre, disse que «esta nova avaliação prova que muitos mamíferos europeus estão a declinar a ritmos alarmantes. No entanto, ainda temos o poder de reverter essa tendência, como claramente demonstrado no caso do bisonte europeu, que foi ressuscitado da extinção».



A questão que se coloca é “onde” está o Principio da Prevenção? Porque é que não é respeitado e levado em conta este principio que obriga a evitar lesões do meio ambiente, antecipando as situações potencialmente perigosas?

Parece que esta é uma situação que necessita urgentemente de medidas que travem este flagelo!! Não podemos agir apenas quando o mal acontece, impõem-se, sim agir para o prevenir! De que “vale chorar sobre o leite derramado”?

É preciso adoptar meios adequados que impeçam a extinção das espécies, deve ser esse o objectivo de todos. Devemos salvaguardar de forma equilibrada e, sobretudo, prudente a realização desse objectivo!

Sem comentários: