terça-feira, 15 de maio de 2007

Festróia 2007 - Primeiro festival de cinema CarbonoZero®


O Festival de Cinema de Tróia será o primeiro a quantificar e a compensar as emissões de gases com efeito estufa resultantes da sua actividade, na contabilização total das emissões associadas à energia consumida durante o certame.


O Festróia 2007 tem já uma longa relação com as questões ambientais. Há mais de 20 anos, a secção competitiva O Homem e a Natureza foi criada em exclusivo para este tema, exibindo curtas e longas dos mais diversos pontos do planeta.
Todos os flyers, booklets e catalógos serão impressos em papel reciclado e com tintas vegetais. Será o primeiro festival amigo do ambiente, com a recompensa das emissões de gases com efeito estufa através do sequestro da quantidade de dióxido de carbono numa nova área de floresta, a Herdade da Gâmbia, em Setúbal.
A Herdade, classificada como Zona Especial de Protecção e propriedade à Reserva Natural do Estuário do Sado, começou a ser intervencionada no final de 2003, com a plantação de sobreiros e pinheiros mansos. O certame – com o apoio CarbonoZero – irá garantir a gestão adequada deste novo povoamento, contribuindo para que venha a atingir a sua maturidade.
Nas 21 obras em competição, destacam-se a curta documental Selvagens: A Última Fronteira, do português Filipe Araújo; A Assembleia: O Regresso dos Sonhadores de Baleias, longa-metragem de Kim Kindersley e Tambogrande, de Ernesto Cabellos e Stephanie Boyd.



CarbonoZero®
CarbonoZero® é um instrumento voluntário que permite a cidadãos e empresas quantificar as suas emissões de carbono e compensá-las através do co-financiamento de áreas de floresta autóctone em Portugal que sequestram dióxido de carbono em quantidade equivalente à emitida. Ser CarbonoZero significa quantificar emissões, reduzir consumos de energia e compensar as emissões inevitáveis.


Para mais informações: http://www.carbono-zero.com/index.php

1 comentário:

Miguel M. disse...

Uma iniciativa que vale a pena investigar! Obrigado pela dica.