domingo, 22 de abril de 2007

Hoje é o Dia Terra!

Não podia deixar passar a efeméride sem a assinalar! Tem o objectivo de sensibilizar o mundo para os problemas ambientais, mas em Portugal parece não ter ainda criado raízes muito fundas. Espero que, com o tempo, desapareça: seria sinal de que as preocupações ambientais já estariam tão enraizadas na nossa consciência colectiva que não seria necessária uma data para as recordar!


O Dia da Terra surgiu em 1970 quando o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou a primeira manifestação nacional contra a poluição (em que participaram cerca de 20 milhões de pessoas), com o objectivo de colocar a questão no centro da agenda política. Desde então, tem vindo a internacionalizar-se.

3 comentários:

Diana Grilo disse...

Na sequência das comemorações desta efeméride – que eu temo, cara Heloisa, que continue a ser um dia diferente dos demais – não quero deixar passar a oportunidade para tentar contribuir para um possível incremento da CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA de cada um de vós!

SABIAM QUE ...

... reciclar uma garrafa de vidro de um litro permite poupar energia suficiente para manter acessa uma lâmpada incandescente de 100 watts durante 4 horas?

... as lâmpadas de halogénio consomem menos 43% de energia em relação às normais, ao que acresce o facto de, tendencialmente, a sua duração execeder o dobro daquelas?

... os ecrãs de plasma, na maior parte dos casos, consomem bastante mais energia do que os ecrãs LCD’s?

Como se constata, através destas 3 curiosidades meramente exemplificativas de ínumeras outras, está ao alcance de todos nós a possibilidade de ESVERDEAR O NOSSO QUOTIDIANO, solidificando a nossa relação individual de amizade para com o Ambiente, em termos proporcionais ao aumento da melhoria da nossa Qualidade de Vida!
Lembrem-se: este tipo de actuações nas nossas vidas podem constituir passos muito pequenos para nós, mas são suscéptiveis de consubstanciar PASSOS GIGANTESCOS para a Comunidade!!!


Urge que façamos um esforço visível no sentido de diminuirmos a nossa PEGADA ECOLÓGICA (conceito que delimita o conjunto de recursos naturais que cada um de nós necessita para manter o nosso estilo de vida).
Se tiverem curiosidade em saber qual o impacto que o vosso estilo de vida tem no meio ambiente, não hesitem em consultar http://www.m-almada.pt/pegada

Tânia disse...

Apesar de existir um dia especial, dedicado à Terra,a verdade é que continua a ser um dia que passa "ao lado" da maior parte da população.
Infelizmente,existem determinados problemas que as pessoas ainda não tomaram consciência. Parece que estão adormecidas e que só acordarão quando a Terra e o seu exército se revoltarem contra todas as maldades feitas pelo Homem.

Não querendo ser muito exaustiva, gostaria de enunciar algumas das crises que podemos sentir nos dias de hoje, nomeadamente no país em que vivemos.

Seca:
Todos os anos vivemos problemas de seca, muitas das vezes provocadas por questões climatéricas. Porém, a água não tem sido usada de forma racional. Há grandes desperdícios de água em todos os sectores, nomeadamente no sector agrícola (gasta cerca de 2785 milhões de metros cúbicos).Além disso, os nossos Governos têm esquecido do Programa Nacional para uso suficiente de Água, que existe desde 2001.

Reciclagem:
Outro problema a apontar é a reciclagem. As campanhas como: macaco Gervásio, a política dos 3Rs(reduzir, reutilizar e reciclar)e os ecopontos não estão a dar os seus verdadeiros frutos, mesmo existindo uma adesão gradual e positiva por parte da população.

Incêndios Florestais:
Com a chegada do Verão um outro problema poderá assombrar o nosso território, nomeadamente as nossas florestas. É o nosso património verde que mais sofre com os incêndios. Como evitar esta situação? Será que a prevenção deverá começar antes do início do verão ou deverá ser feita ao longo dos anos? Na minha modesta opinão,parece que a melhor solução passa por uma prevenção ao longo dos anos.

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável:
Após a Cimeira das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento, em Joanesburgo, onde Portugal participou e elaborou uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável parece que não valeu de nada, pois caiu completamente no esquecimento. A verdade é que o objectivo desta elaboração foi somente uma-respeitar os compromissos europeus.

Transportes:
O efeito de estufa e os gases poluentes são outros de muitos problemas que nos afectam. Portugal está indeferente à promoção de redução desses respectivos gases. É por isso que o nosso país está entre os cinco países que caminham para uma maior insustentabilidade na área dos transportes. Havendo assim maior gasto energético , mais emissões poluentes...

Áreas Protegidas:
Por fim, gostaria de salientar o meu profundo desagrado no que toca à implementação de Planos de Ordenamento do Território para a grande maioria das àreas protegidas.É urgente concretizar mais objectivos de Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Casos como o Parque Natural da Arrábida e do Guadiana estão em perigo. Os Governos ao longos dos anos têm feito cedências quer ao nível de construção , de pesca e de zonas de recreio.

Por tudo isto, é importante fazermos uma avaliação à nossa consciência. Será que podemos fazer algo para melhor o ambiente em que vivemos ou cair na inércia e deixar os problemas ambientais se tornem em algo "banal" e sem solução?

Tânia Esperança

Carlos Barbosa disse...

"O que é o homem em relação à natureza? Nada em relação ao infinito, tudo em relação ao nada, um meio termo entre nada e tudo." Blaise Pascal(Cientista e escritor françês, 1623-1662).

Quase que apetece dizer, o homem o pensa , o homem o decide, o homem o faz...

Hoje é o Dia da Terra, mas o "problema" é que também é "A Era do Homem".

O futuro dirá o que o Homem decidiu...